Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Release

          Com Dez anos de formação, o grupo Xero no Cangote (ex-Trio Matulão) é formado por: Derico Alves (Voz, e Acordeom) Pequeno Melo (Vocal, Zabumba e Percussão), Beco Alves (Teclado e Vocal), Gileno Lima (Percussão) Lucas Crasto (Contrabaixo) e Edilson Silva (Flauta e Violão).

           No ano de 2000, os seis jovens da nova cena Pernambucana, gravaram seu primeiro CD de forró pé de serra titulado “É Pra Dançar o qual tiveram o privilégio de lançar na Europa, em festivais tais como: L’imaginaire em Paris; Wered Culturen Festivais Centrum, Milão na Itália, onde, inclusive, gravaram um CD de participação. Finalizando a vitoriosa primeira investida ao Continente Europeu o Xero no Cangote realizou apresentações em dois consagrados festivais Franceses, o “Música Australian”, em Marselle e o “Festival de Nantes” na cidade do mesmo nome.

           O grupo possui qualificado repertório o qual trás como base músicas de grandes artistas regionais, composições próprias e, ainda,valoriza novos compositores da autêntica cultura musical pernambucana.

           O Xero No Cangote, com a sua peculiar maneira de interpretar a nossa regionalidade, já dividiu palcos nacionais e internacionais com nomes consagrados tais como: Dominguinhos, Elba Ramalho, Lenine e João Bosco no Brasil e Cristine Branco (Portugal), Tito Paris (Portugal) e a Grande Diva Cesária Évora.

           Enriquecendo o seu currículo o Xero No Cangote traz participações em gravações de importantes CDS como “Forrozada” em 2001 e “Visão Futurística do Passado” em 2002 ambos com o Quinteto Violado 2002, Chamego dela, também, em 2002 com a Zanbrazildisc, o Álbum do projeto Forró do Povo 2003.

          Em 2004 o grupo realizou nova temporada na Europa, dando início, desta vez, pela Alemanha onde realizou apresentação no Carnaval das Culturas (carnaval fora de época), para um público estimado em 1.300,000 pessoas. Naquela oportunidade ocorreu, pela primeira vez,a maior manifestação Cultural Pernambucana em Berlim. Dando seqüência a turnê realizaram, em Viena, na Áustria, várias apresentações em eventos promovidos pela Tangará Brasil Events. Naquela etapa da turnê gravaram um CD titulado Xero no Cangote No Meio Do Mundo.
 
          Em 2005, com uma bagagem ainda mais recheada da nossa qualificada cultura, o Xero No Cangote embarcou em nova turnê. Desta vez foram cinco meses nas terras da Alemanha, Áustria, Polônia (com o espetáculo Brasil), Itália, Espanha chegando até Marrocos mostrando boa parte da nossa tão rica Cultura Pernambucana.Nesta turnê os “meninos” do Xero, tiveram a grande honra de tornarem-se o primeiro grupo cultural pernambucano a participar do importantíssimo Bazar Internacional da O.N.U, o qual, naquela oportunidade, realizava a sua 36°edição, então, na cidade de Viena.

          De Maio a Agosto de 2006 o grupo realizou nova turnê pela Europa apresentando o Show “No Meio Do Mundo” com o qual representou o Brasil no Festival Onda Latina realizado em 13 cidades da Áustria. Além do citado festival, o grupo apresentou o espetáculo na Itália e na Eslovênia.

            No ano 2007 o Xero vai novamente à Europa. Desta vez, além dos já rotineiros show’s, grava o seu primeiro DVD, durante apresentação no Festival Caliente, em Zurique na Suiça. Trabalho este, repleto de elementos culturais de Pernambuco.

        Em 2008 O grupo apresentou-se em treze países da Europa.Naquela oportunidade foi o representante de Pernambuco em evento realizado pela Embaixada do Brasil em Viena, na Áustria.O Show Culturas de Pernambuco foi o cardápio ofertado pelo Xero No Cangote.
     
        Em 2009, após apresentações no São João do Recife, o grupo seguiu para nova turnê por 14 países da Europa,onde, mais uma Vez, elevou a Cultura Pernambucana. 

       Em 2010,o grupo se dedicou ao espaço artístico no Brasil fazendo parte do carnaval 2010 que foi um sucesso e o são João onde participaram de grandes eventos junto à prefeitura e governo do estado, e daí dando inicio a um novo histórico do grupo nos estados do Brasil.

   Em O Grupo gostaria de novamente Participar dos Eventos no Brasil onde já esta em sua programação um novo projeto Europa  2011 onde irão percorrer mais 15 paises da Europa com o novo espetáculo “o canto da Terra”.